sábado, 14 de julho de 2012

O que devo colecionar?




Tudo depende exclusivamente da vontade do coleccionador. Pode agradar-lhe tal colecção porque reflecte sua natividade profissional ou porque reflecte suas ambições íntimas, o que gostaria de ter feito na vida. O interesse por uma planta, um animal, enfim, por um assunto, ajuda o filatelista a se decidir no momento da escolha de uma colecção.
Assim, o coleccionador poderá juntar e coleccionar somente selos usados ou novos e os chamados "assemelhados" – peças feitas e usadas normalmente pelo correio, tais como: aerogramas, bilhetes-postais, cartas-bilhete, cintas, etc.
Hoje os sistemas de coleccionar se restringem a dois grandes grupos:
TRADICIONAL (ou clássico): É o sistema mais difundido até mesmo por ser o mais antigo. Ele está caracterizado pelo coleccionismo de selos baseado nos próprios selos, estudando-se os elementos constitutivos dos selos e assemelhados.
TEMÁTICO (ou moderno): Este sistema está baseado no estudo não mais no selo-como-selo mas no desenho do selo. Através dos desenhos será contada uma história, obedecendo-se a um roteiro previamente elaborado.

Sem comentários:

Enviar um comentário