sábado, 14 de julho de 2012

Como aparece a Filatelia?




Com o aparecimento dos selos logo apareceram, poucos anos depois, os primeiros coleccionadores, os primeiros Clubes, as primeiras revistas de divulgação e os primeiros catálogos.
Surge o Filatelista que é aquele que junta, pesquisa, identifica e classifica, segundo determinada óptica, todo e qualquer documento que serviu ou serve para a utilização de um serviço postal.
Os filatelistas deram origem ao nascimento da Filatelia que é o estudo de todo o documento destinado a cobrar a taxa de prestação de serviço pelo envio e entrega de mensagens, para o país e estrangeiro, assim como o estudo de marcas postais destinadas a inutilizar esses documentos, evitando a sua nova utilização. 
E, sem dúvida, o trinómio, carta, selo e carimbo, a forma mais usual, respectivamente, para o envio de mensagens, pagamento do serviço de correio e garantia que esse serviço foi executado.
A palavra Filatelia foi empregue pela primeira vez pelo francês Herpin, em 15 de Novembro de 1864, na revista "Le collectioneur de Timbres-Poste". Provém dos vocábulos gregos "philos" - amigo e de "ateleia" - marca com selo.

Sem comentários:

Enviar um comentário