segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Que peças existem na Filatelia tradicional?




Emissões base - todas aquelas cuja tiragem dos respectivos valores não é regulamentada por decreto. Destinam-se a suprir as necessidades postais do país e vão sendo emitidas nas quantidades que se julgarem necessárias enquanto estiverem em circulação. Não visam qualquer tipo de homenagem ou comemoração.

Selos comemorativos e de tiragem limitada - destinam-se à comemoração de um acontecimento ou data, ou a homenagear personalidades ilustres. Têm tiragem limitada.
Blocos comemorativos - selo ou conjunto de selos reunidos numa só folha contendo, normalmente uma ilustração alusiva ao tema. Os selos apresentam-se emoldurados pela margem não picotada.
Folha Miniatura - peça filatélica composta por vários selos iguais entre si, iguais aos selos da emissão ou ainda todos diferentes entre si e também diferentes da série.
Booklet - carteira com selos comemorativos unidos entre si,  sem serrilha nas margens superior e inferior dos mesmos.  
Sobrescritos de 1º dia - vulgarmente designados por FDC (first day cover) são sobrescritos ilustrados, emitidos especialmente para neles se colocarem os selos e o carimbo do 1º dia de uma emissão, e cuja ilustração reproduz o tema do selo ou motivos alegóricos relacionados com a série em questão.
Pagela Anunciadora da Emissão - brochura em formato A5 com um breve texto alusivo ao tema, reprodução dos selos e blocos e os dados técnicos da emissão correspondente.
Inteiros Postais - objecto postal com a franquia impressa.
Bilhetes Postais - bilhete postal ilustrado, reproduzindo o motivo ou tema de cada selo de uma emissão.
Bilhetes Postais base - os de uso corrente cujo selos impresso é o da série base em vigor.
Postal Máximo - é uma peça filatélica composta por três elementos: postal selo e obliteração, os quais apresentam entre si o máximo de concordância em motivo, lugar e tempo. O postal ilustrado deve ser idêntico ao motivo do selo e existir, de preferência antes da emissão do selo; com um selo aposto no lado da ilustração, deve-se escolher o carimbo da localidade mais apropriada (ex: para o caso de uma personalidade : local do nascimento ou morte ou local onde exerceu a sua profissão)
Carteira Anual Tipo 1 - inclui todas as séries completas, obliteradas ou não, emitidas durante o ano.
Carteira Anual Tipo 2 - inclui todas as séries completas, blocos especiais, folhas miniatura e booklets emitidas durante o ano.
Carteira Temática - normalmente são compostas por selos e outras peças filatélicas subordinadas ao mesmo tema.
Marcofilia - coleccionismo de marcas postais.
Carimbo de 1º dia - é um carimbo especialmente criado para comemorar a emissão de um selo ou série e que contém um desenho alusivo ao tema.
Carimbo comemorativo - é um carimbo com tempo de utilização limitado (normalmente só um dia) e é usado na comemoração de acontecimentos ou datas relevantes, possuindo uma ilustração alusiva
Flâmulas - são as obliterações impressas nas correspondências por máquinas de obliterar e franquear e que constam de um carimbo datado e uma legenda, ilustrada ou não, com fins informativos ou propoagandísticos
Etiquetas - pequenos pedaços de papel, por vezes substituídos por carimbo ou marca manuscrita, que apõem nos sobrescritos e volumes postais.

Sem comentários:

Enviar um comentário